top of page

Bulimia Nervosa

Clique aqui para saber como é feito o diagnóstico

     A bulimia nervosa é um transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de compulsão alimentar seguidos por comportamentos compensatórios, como vômitos, uso excessivo de medicamentos laxantes e diuréticos, grandes períodos de jejum ou exercícios físicos intensos, isso tudo para tentar amenizar ou até mesmo conter o efeito da ingestão excessiva de alimentos e tornam-se tentativas desesperadas de evitar o ganho de peso.

Esses padrões comportamentais são geralmente motivados pelo medo intenso de ganhar peso e pela busca implacável por um corpo percebido como ideal.

     A bulimia nervosa é um transtorno alimentar complexo que afeta a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, em sua imensa maioria mulheres jovens, e a doença pode permanecer por um período de tempo muito longo na vida dessas pessoas. 

     Esta condição está profundamente enraizada em uma relação distorcida com a comida, o peso e a imagem corporal, resultando em um ciclo angustiante de compulsão alimentar seguida por uma sensação avassaladora de falta de controle e, frequentemente culpa intensa, que normalmente é o gatilho por trás dos comportamentos compensatórios prejudiciais.  

     Na sua maioria os pacientes com bulimia estão dentro da faixa de peso normal, embora alguns possam estar com um peso levemente acima ou abaixo deste. 

     O sofrimento psicológico associado à bulimia nervosa tem efeitos extremamente nocivos à autoestima, causando isolamento social e uma qualidade de vida comprometida pela vergonha, pelo estigma social, gordofobia e julgamentos.

     A falta de compreensão sobre os transtornos alimentares pode levar a sentimentos de isolamento e dificuldade em buscar ajuda.  Muitas vezes, a pessoa com bulimia nervosa enfrenta a dualidade de desejar apoio e ao mesmo tempo se esforça para esconder seus comportamentos alimentares e sua angústia emocional. 

     A recuperação é um processo desafiador, mas é possível com o suporte adequado.

     É imprescindível reconhecer que a bulimia nervosa não se limita a uma preocupação superficial com a aparência física; é um transtorno que se manifesta em níveis emocionais e físicos profundos. A compaixão e o suporte contínuo são fundamentais para ajudar aqueles que enfrentam a bulimia nervosa a navegar em sua jornada de recuperação e encontrar uma relação saudável e equilibrada com a comida e com o próprio corpo.

Principais Sintomas e Sinais de Alerta

Compulsão Alimentar

Ingestão excessiva de alimentos   com perda de controle 

Comportamentos
Compensatórios

Tentando amenizar os efeitos

da compulsão alimentar

Sinais Comportamentais

A demonstração de que

algo não está bem

Sinais emocionais

Culpa e vergonha que

causam isolamento

Autoimagem Negativa

A própria imagem é  
vítima da autocrítica

Complicações Físicas

O corpo levado ao extremo sofre as consequências

Fale comigo.

Marque sua consulta.

Recupere o controle

da sua vida e tenha paz!

Como prefere ser contactado ?

Me conte um pouco sobre você

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
Este site possui conteúdo com direitos autorais. Consulte o proprietário sobre o compartilhamento antes da sua utilização. Sujeiro à ação judicial
bottom of page