top of page

Compulsão Alimentar Periódica

     O Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP) é uma condição de saúde mental que se caracteriza por episódios recorrentes de ingestão de uma quantidade excessiva de alimentos (quantidade muito maior do que a maioria das pessoas comeria no mesmo período), durante um período de tempo limitado de (aproximadamente 2 horas), associado a sentimentos intensos de “perda de controle” sobre o quê e o quanto está comendo.

     Os episódios são acompanhados por sentimentos de descontrole, culpa, vergonha e desconforto físico.

     Ao contrário da bulimia nervosa, as pessoas com TCAP geralmente não adotam comportamentos compensatórios, como vômito ou exercício extremo, para evitar o ganho de peso.

     O TCAP pode afetar pessoas de todas as idades, gêneros e origens étnicas, pode ter início em qualquer etapa da vida, não tem uma causa única e está associado a uma variedade de fatores, incluindo fatores genéticos, psicológicos, sociais e ambientais.

Embora o distúrbio seja mais comum em mulheres e em adultos, os estudos demostram que também é comum na adolescência e pode se manter por toda a vida.         

     Este transtorno pode causar impactos significativos na qualidade de vida, influenciando não apenas a saúde física, mas também a saúde emocional e os relacionamentos interpessoais.

     O diagnóstico do TCAP é feito através dos critérios descritos no DSM-5 TR, que é o manual de transtornos psiquiátricos americano.

TCAP 21.jpg

Clique aqui para saber como é feito o diagnóstico

     A compulsão alimentar é uma tentativa desesperada de encontrar conforto em meio ao caos emocional, que consome a esperança e a vida das pessoas deixando um rastro de angústia e uma grande batalha interna, onde a necessidade de alívio das emoções se choca com a culpa por ter comido.

     O Transtorno de ompulsão é geralmente confundido com "eventos onde se come mais do que o de costume" ou também

vício em comida. 

     Todos essas situações podem ter como resultado a obesidade, porém os tratamentos psicoterápicos diferem muito entre eles.

     O foco do tratamento não pode ser o peso, mas certamente o emagrecimento vem com o tempo.

     Neste contexto, é essencial compreender mais profundamente o TCAP, seus sintomas e desafios associados. Ao abordar o transtorno de maneira aberta e informada, podemos promover uma maior conscientização, reduzir o estigma, o preconceito e oferecer suporte a indivíduos que enfrentam essa condição, contribuindo assim para um ambiente mais compreensivo e solidário em relação aos transtornos alimentares e a obesidade.

Principais Sintomas e Sinais de Alerta

Consumo Descontrolado

A tentativa de alívio que
sai do controle

Sinais Emocionais

O vazio interno que não se consegue preencher.

Sinais Comportamentais

O comportamento demonstra

que há problemas 

Complicações Físicas

Uma deterioração
silenciosa da saúde

Fale comigo.

Marque sua consulta.

Recupere o controle

dsua vida e tenha paz!

Como prefere ser contactado ?

Me conte um pouco sobre você

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
Este site possui conteúdo com direitos autorais. Consulte o proprietário sobre o compartilhamento antes da sua utilização. Sujeiro à ação judicial
bottom of page