top of page

Psicoterapia Para a Recuperação

     Reescrevendo histórias... 

     O caminho para a recuperação de um transtorno alimentar passa pelo entendimento da conexão estabelecida entre a sua preocupação com o peso e a forma corporal e os seus comportamentos alimentares, 

o que faz com que o processo seja único, feito especialmente para você.

     A terapia visa não apenas alterar a sua relação com a comida, mas também construir uma visão saudável da sua própria imagem.

     A jornada de recuperação dos transtornos alimentares é única e desafiadora, exigindo um tratamento especializado que vá além da superfície dos sintomas. A psicoterapia, quando conduzida de forma humanizada e empática é uma ferramenta poderosa a guiar os indivíduos através das complexidades emocionais que cercam esses transtornos.

     Nessa jornada para a recuperação eu serei seu guia em direção a uma relação mais saudável consigo mesma e com a comida, ajudando a romper o ciclo de preocupação excessiva e comportamentos que só trazem frustração e infelicidade.

Como é o processo de recuperação

Pare seu comportamento indesejado

     O sofrimento precisa ser interrompido o mais rápido possível

e através de terapia comportamental há uma compreensão dos mecanismos que mantém o comportamento indesejado.

     Questões como ansiedade, autoimagem e autocrítica são abordadas não apenas tratando os sintomas, mas também valorizando a totalidade do indivíduo, promovendo uma compreensão mais profunda de si mesma.

     Tratamento dos gatilhos    

     Existem gatilhos que ativam os comportamentos obsessivos
que perpetuam o ciclo da doença. Esses fatores podem ser variados, incluindo situações sociais, emoções intensas, padrões alimentares específicos ou estímulos ambientais.

     Mapear esses gatilhos pode envolver ajustes nas rotinas diárias, estabelecimento de limites saudáveis em relacionamentos ou a busca de apoio emocional em situações desafiadoras.

     Ao criar um ambiente mais propício à recuperação, a pessoa pode construir uma base sólida para a mudança de comportamento duradoura. 

ansiedade2.jpg

     Tratamento da ansiedade    

     Essa ansiedade precisa ser compreendida e tratada.
     Estratégias cognitivas e comportamentais são desenvolvidas para reestruturar pensamentos ansiosos e remodelar as respostas aos desafios do transtorno alimentar, construindo habilidades emocionais mais amplas, fortalecendo a resiliência e promovendo uma relação mais saudável com as emoções e dessa forma, aos poucos, eliminar os comportamentos antigos.

     Foco na Autonomia e 

     Fortalecimento pessoal

     O objetivo é capacitar o indivíduo a tomar decisões conscientes 

     A autonomia encoraja a pessoa a se tornar protagonista de sua própria recuperação. Isso significa explorar a autenticidade, reconhecendo escolhas e desejos pessoais, e desenvolvendo um senso saudável de autoeficácia.

     Com o fortalecimento pessoal  é possível construir habilidades de enfrentamento, melhorando a autoestima e a autoconfiança ao mesmo tempo em que se nutre uma relação compassiva consigo mesmo,  aumentando a resiliência ao longo do processo de recuperação, para então serem abordados os desafios alimentares.

Capturar.JPG
Capturar 3.JPG

    Faça as pazes com seu corpo

     É necessário que a autoimagem seja reconstruída e remodelada, para refletir a mesma realidade do espelho.
     É fundamental que a percepção quanto aos padrões de beleza e autoaceitação seja tratada, o que envole um redescobrimento e uma reconexão com a própria imagem.
     A terapia nesse processo de recuperação incentiva a capacidade de mudança de perspectiva, promovendo novos olhares e conceitos para si mesma, rumo a uma vida mais feliz.

     O tratamento de anorexia, de compulsão alimentar ou de bulimia é uma jornada única, exclusiva para cada pessoa  que permite explorar em profundidade o que mantém seus comportamentos alimentares disfuncionais, permitindo dessa forma que o comportamento que causa tanto sofrimento seja extinto o mais rápido possível.

     Composta por técnicas baseadas em evidência como a terapia cognitivo-comportamental (TCC), hipnose e psicanálise, a psicoterapia desempenha um papel significativo na compreensão e superação dos aspectos emocionais e psicológicos desses transtornos, acabando com a guerra estabelecida com a alimentação.

     No processo de terapia, as questões emocionais tão presentes na vida das pessoas que tem transtornos alimentares são trabalhadas, promovendo a mudança de forma acolhedora e eficaz, fazendo com que a vida se torne mais leve e feliz.

Fale comigo.

Marque sua consulta.

Recupere o controle

da sua vida e tenha paz!

Como prefere ser contactado ?

Me conte um pouco sobre você

  • Whatsapp
  • Instagram
  • Facebook
Este site possui conteúdo com direitos autorais. Consulte o proprietário sobre o compartilhamento antes da sua utilização. Sujeiro à ação judicial
bottom of page